sábado, 10 de maio de 2014

Aiuruoca - dia 3, por Rafael Guerra

Pico do Papagaio

Segunda 04/03:

A Serra do Papagaio.
Foto de Gilmar Oliveira.
O dia começou cedo para nós e às 8h15 já havíamos iniciado a caminhada para o cume do Pico do Papagaio (2100 msnm).
Basicamente há duas formas de fazer a ascensão ao Pico do Papagaio: pelo Vale do Matutu, a partir da sitio do Saulo ou pelo Vale dos Garcias, do lado oposto da montanha, e foi essa a opção que escolhemos.
Deixamos os carros estacionados próximo ao Restaurante da Dona Gilda onde encomendei o nosso, que deveria estar pronto para a nossa chegada, prevista para 16-17 horas.
Para localizar o início da trilha basta seguir em frente após o Restaurante. Na primeira esquina, ao lado direito, há duas porteiras, uma com uma placa escrito "cavaleiros" e outra sem identificação. Seguimos pela porteira sem placa, subindo uma ladeira que parecia não ter fim. Quando a inclinação cessou, encontramos uma porteira à esquerda. É a partir dali que começa a trilha propriamente dita. Na minha opinião a subida inicial, de mais ou menos 1 hora, é a parte mais difícil da caminhada. Quem supera esta etapa tem todas as condições de chegar ao cume. A ascensão toda tem duração de 3,5 a 4,5 horas, dependendo do ritmo dos caminhantes.
Primeira visão do cume desde o início da caminhada.
foto de Fábio Fliess.
A trilha não apresenta muitas dificuldades de orientação. O ponto mais complicado é quando se chega à uma laje de pedra com um pequeno riacho por causa de um ziguezague. Ali deve-se seguir até a beira do córrego e então virar à direita para uma outra laje. Ali já se avista novamente a trilha à esquerda.
A crista da montanha é muito bonita e é recoberta por campos de poejo. Impressionante também é a Pedra Quadrada, um enorme bloco que se projeta sobre um abismo com a cidade de Aiuruoca e o mar de montanhas de Minas ao fundo. A trilha segue bem marcada até um descampado abaixo do cume e ali se encontra com a trilha que vem do sitio do Saulo. É uma opção descer por ela e fazer uma travessia.
Seguimos em frente e subindo por uma linda floresta até o cume, que é muito bonito. Havia até umas bandeiras de prece tibetanas tremulando e espalhando suas preces pelos ventos. Foi nesse clima de paz e alegria que fizemos o nosso lanche e nos preparamos para a descida.
O retorno foi bem mais rápido e em 3 horas já estávamos no Restaurante da Gilda para a nossa "almo-janta". Eu que já havia visitado a região em 2007 esperei durante todo esse tempo para comer ali novamente, e não me arrependi.
A certa altura, a trilha sai da mata e começa a subir, estreita entre o paredão de rocha e o precipício. Essa parte é muito bonita e parece um jardim plantado a mão.
foto de Gilmar Oliveira.

Subindo a parte mais exposta da trilha, rumo ao Campo de Poejo e à Pedra Quadrada.
foto de Fábio Fliess.

Eu e Lidiane na Pedra Quadrada.
foto de Fábio Fliess.

A bonita mata entre o campo de poejo e o cume.
foto de Fábio Fliess.

As bandeiras de prece no cume.
foto de Fábio Fliess.

As meninas fazendo a festa no cume.
foto de Fábio Fliess.

A turma toda reunida para a clássica foto no cume.
foto de Gilmar Oliveira.

Dicas:

Restaurante da Gilda:

Localização: No vale dos Garcias, próximo ao início da trilha para o Pico do Papagaio. Não tem erro... a estrada é repleta de placas desde o asfalto.
Preço: R$ 30/pessoa + 10% (É importante reservar logo cedo).
Telefones: (35) 3344-1342, (35) 3344-1233


Taxi Ajuru:
Uma boa opção para quem não quer enfiar o carro na lama ou para "resgate" em travessias das serras da região é contar com o suporte do Marcus.
Telefones: (35) 9944-1601, (35) 3344-1601
E-mail: ajuru@hotmail.com
Site: www.ajuru.com.br/taxi

Nenhum comentário: