domingo, 20 de abril de 2014

Aiuruoca - dia 1, por Rafael Guerra


Após quase dois anos sem reunirmos os três em uma mesma trip, eu; Fábio e Gilmar partimos com nossas esposas e o Fernando Badia e família para Aiuruoca para explorar os atrativos do local (que não são poucos) durante o período do Carnaval 2014.

Para que o relato não fique muito maçante, eu dividi a história em 4 partes, cada uma referente a um dia da viagem, nas quais eu tentarei dividir algumas dicas sobre os lugares por onde passamos.

Sábado 02/03:

Cachoeira "Deus me Livre". Foto de Fábio Fliess
Para evitar a fadiga, eu e Lidiane subimos do Rio para Petrópolis já na sexta-feira. Acordamos bem cedo no sábado e reunimos o grupo todo no pedágio da BR-040, na altura de Areal. Foi nesse momento que conheci o Fernando Badia e sua família, todos muito bacanas.
Depois de 3 horas de uma viagem tranquila, chegamos na Pousada Pico do Papagaio quase na hora do almoço. 

Largamos as bagagens e rodamos pouco menos de dois quilômetros até o centro de Aiuruoca para tentarmos encontrar algum lugar para almoçar. Demos uma volta pela praça principal da cidade e nenhum sinal de carnaval... uma tranquilidade. Acontece que em Aiuruoca o Carnaval é comemorado uma semana antes! Segundo me informei, trata-se do primeiro Carnaval antecipado do Brasil. A história toda está em um link no final do post.
Igreja matriz. Foto de Fábio Fliess

Passamos em um Centro de Informações, onde fomos atendidos com a simpatia típica mineira, e conseguimos alguns mapas turísticos e informações sobre trilhas e cachoeiras da região. Acabamos escolhendo o restaurante "Dois Irmãos"... e que bela escolha!
Comida boa, atendimento legal e preço honesto. Recomendo.
Saindo do restaurante, acabamos resolvendo conhecer uma cachoeira próxima, e a escolhida foi a "Deus me Livre". Saímos da cidade, em direção ao Vale do Matutu e, numa curva após 2 km em estrada de terra, avistamos na margem direita a fazenda que marca o início da trilha. Deixamos os 3 carros em frente à porteira da fazenda e caminhamos uns 30 minutos por uma trilha com calha bem marcada até chegarmos na cachoeira. Essa cachoeira “Deus me Livre” além de muito bonita é próxima à cidade, é ótima para banho principalmente por causa de um poção com boa profundidade.
Trilha para a cachoeira Deus me Livre.
Gilmar e Alessandra na trilha para a Cachoeira Deus me Livre.
Foto de Fábio Fliess.
A noite, enquanto jantávamos, o Gláucio se juntou ao nosso grupo. O primeiro dia só não foi melhor por causa da decepção com a pizzaria "Dona Azeitona". Chegamos às 20h30; metade do grupo foi atendido somente às 22h e a outra metade conseguiu jantar apenas as 23h da noite. Nem tudo são flores.


Dicas:

Pousada Pico do Papagaio
Localização: Seguindo pela estrada que liga a MG-267 à Aiuruoca, a entrada da pousada fica na margem direita da pista, logo após a primeira entrada para a cidade.
Preços: Durante o período do Carnaval, nós pagamos R$ 140 de diária por casal.
Acomodações e café da manhã: O café da manhã é muito bom e está incluído no preço. As suítes são bem simples e limpas e a cama é boa.
Responsável: Dona Agda
Telefone: (35) 9827-1244
E-mail: contato@pousadapicodopapagaio.com.br

Centro de informações:
Telefone: (35) 3344-1924
Localização: Casa da Cultura, Praça Monsenhor Nágel nº 22

Carnaval antecipado:
http://www.aiuruocamg.com.br/site/carnaval-antecipado

Nenhum comentário: